Jovens e Adultos: Problemas Lógicos
Nível de Dificuldade: Fácil
Questão 1
Um pedreiro diz: "Se eu tivesse dois tijolos a mais, o dobro deste número seria 100". Quantos tijolos ele tem?
a) 42.
b) 44.
c) 48.
d) 52.
e) 50.
Questão 2
Pedro tem 6 bolas de gude a mais do que Jorge. Os dois juntos tem 54. Quanto tem cada um?
a) 24 e 26.
b) 28 e 26.
c) 32 e 22.
d) 30 e 24.
e) 34 e 20.
Questão 3
Se seis latas de leite custam 70 reais, qual o preço de 9 latas?
a) 100 reais.
b) 105 reais.
c) 90 reais.
d) 87 reais.
e) 115 reais.
Questão 4
Num elevador que suporta 600 quilos, quantas caixas de 48 quilos, pode-se levar por vez?:
a) 10.
b) 11.
c) 13.
d) 15.
e) 12.
Questão 5
Oito amigos se encontram e cada um cumprimenta o outro com um aperto de mão. Quantos apertos de mão se trocaram?
a) 28.
b) 22.
c) 24.
d) 26.
e) 64.
Questão 6
o termometro subiu 6 graus, e isso representa a metade da temperatura de antes. A quantos graus está agora?
a) 22 graus.
b) 24 graus.
c) 18 graus.
d) 12 graus.
e) 16 graus.
Questão 7
Se seis pessoas comem 6 chocolates em 6 minutos, quantas pessoas comerão 80 chocolates em 48 minutos?
a) 12.
b) 10.
c) 14.
d) 20.
e) 8.
Questão 8
Que número abaixo completa a seqüência a seguir? 12 - 6 - 18 - 22 - ??
a) 30.
b) 40.
c) 24.
d) 36.
e) 26.
Bem... cansados do Portugês?
Vamos treinar Matemática!
Respondam as questões em uma folha e entreguem pessoalmente.
BEIJOCAS e BOM TRABALHO
segunda-feira, 24 de março de 2008
ALELUIA!
Querido alunos, que alegria vê-los participando das atividades do meu blog.
Ele é feito por vocês e para vocês e só tem sentido se for aproveitado e visitado.
Muuuuuuuito obrigada pelo carinho. Meu coração é de cada um!
Mas, vamos ao que interessa:
As duas alunas, lindonas e inteligentes, que acertaram o desafio da semana foram a
* Letícia - 8o ano
* Giovana - 9o ano
Quero fazer um comentário, para não ser injusta com a aluna Karla, do 8o ano. Ela é super participativa e deixou sua resposta no blog, mas estava errada. Depois, talvez pensando melhor ou lendo os comentários no blog, corrigiu sua resposta e acertou.
No entanto, levei em conta a primeira resposta de "todos" os alunos e por isso seu nome não está "coloridinho".
Parabéns, queridas ALUNAS... a mulheres são mesmo mais inteligentes!
vejam o resultado do desafio:
Na cena que é mostrada, o Personagem de chapéu caminha tranquilamente sobre a grama.
Ao observar a placa onde se lê: "Pode Pisar na Grama", vê-se que ele não está desrespeitando lei alguma. Como isto não é um aviso comum, significa que ele deve ter lido a placa para agir assim.
O personagem que está com a mão na boca, caminha em direção à grama e está sorrindo. Como ele não desviou seu caminho e está indo para a grama, deve estar rindo por achar aquilo estranho e também deve ter lido a placa.
Já o terceiro Personagem, o que está acenando com o dedo, não está pisando na grama e deve achar que o homem que está sobre a grama está errado e tenta alertá-lo.
Isso quer dizer que ele não leu a placa e acena porque sabe que o normal em um aviso como este seria, "Não pise na Grama." Assim ele acena por não saber o que na verdade está escrito, e só pode ser porque não sabe ler.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Ele é feito por vocês e para vocês e só tem sentido se for aproveitado e visitado.
Muuuuuuuito obrigada pelo carinho. Meu coração é de cada um!
Mas, vamos ao que interessa:
As duas alunas, lindonas e inteligentes, que acertaram o desafio da semana foram a
* Letícia - 8o ano
* Giovana - 9o ano
Quero fazer um comentário, para não ser injusta com a aluna Karla, do 8o ano. Ela é super participativa e deixou sua resposta no blog, mas estava errada. Depois, talvez pensando melhor ou lendo os comentários no blog, corrigiu sua resposta e acertou.
No entanto, levei em conta a primeira resposta de "todos" os alunos e por isso seu nome não está "coloridinho".
Parabéns, queridas ALUNAS... a mulheres são mesmo mais inteligentes!
vejam o resultado do desafio:
Na cena que é mostrada, o Personagem de chapéu caminha tranquilamente sobre a grama.
Ao observar a placa onde se lê: "Pode Pisar na Grama", vê-se que ele não está desrespeitando lei alguma. Como isto não é um aviso comum, significa que ele deve ter lido a placa para agir assim.
O personagem que está com a mão na boca, caminha em direção à grama e está sorrindo. Como ele não desviou seu caminho e está indo para a grama, deve estar rindo por achar aquilo estranho e também deve ter lido a placa.
Já o terceiro Personagem, o que está acenando com o dedo, não está pisando na grama e deve achar que o homem que está sobre a grama está errado e tenta alertá-lo.
Isso quer dizer que ele não leu a placa e acena porque sabe que o normal em um aviso como este seria, "Não pise na Grama." Assim ele acena por não saber o que na verdade está escrito, e só pode ser porque não sabe ler.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
segunda-feira, 17 de março de 2008
DESAFIO
Fiquem atentos, além de apontar a pessoa, você deverá dizer como chegou a essa conclusão!
Por favor, assinem os comentários deixados no blog. Como o texto aparece digitado, não consigo adivinhar pela letra (como faço nas provas! rsrs)
Combinado?!
Boa Sorte!
Um destes três personagens não sabe ler.
Analisando com calma e muita atenção, você seria capaz de dizer qual deles é o Analfabeto?
Tão importante quanto identificar qual deles não sabe ler é dizer a razão pela qual você chegou a essa conclusão.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Por favor, assinem os comentários deixados no blog. Como o texto aparece digitado, não consigo adivinhar pela letra (como faço nas provas! rsrs)
Combinado?!
Boa Sorte!
| Um Passeio no Parque |
Um destes três personagens não sabe ler.
Analisando com calma e muita atenção, você seria capaz de dizer qual deles é o Analfabeto?
Tão importante quanto identificar qual deles não sabe ler é dizer a razão pela qual você chegou a essa conclusão.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Resultado do Desafio!
Muito bem! fiquei feliz com a quantidade de alunos que tentaram resolver o desafio da semana passada. Aos que tentaram e chegaram bem pertinho, vai aqui um beijinho com votos de que continuem tentando e exercitando a "cuca".
Agora, para a aluna Karla - 8o ano vai o meu BEIJÃO. Afinal, acertou em cheio o irresponsável que comeu a fruta sem autorização.
Parabéns Karlinha... quero que acerto o próximo também!
RESPOSTA:
Agora, para a aluna Karla - 8o ano vai o meu BEIJÃO. Afinal, acertou em cheio o irresponsável que comeu a fruta sem autorização.
Parabéns Karlinha... quero que acerto o próximo também!
RESPOSTA:
| SOLUÇÃO DO ENIGMA |
|
|
Resultado da enquete - Os jovens estão mais responsáveis?!
Fui surpreendida no fechamento da enquete, que ainda pode ser vista no blog, cujo resultado contradiz tudo que assistimos e lemos a respeito do comportamento dos jovens. Puxando na memórias alguma notícias "recentes" cheguei ao índio Galdino que, no dia 20 de abril de 1997, foi morto em Brasília-DF, vítima de cinco jovens irresponsáveis, de classe média alta, que, num acesso de loucura, à guisa de uma brincadeira macabra, atearam fogo em seu corpo. O resultado não tardou a vir: Galdino morreu vítima de queimaduras em 95% do corpo, encharcado por um litro de álcool. Ainda sem muito esforço, lembro-me de uma pesquisa feita pelo IBOPE, em abril de 2007 que constatou que 40% do jovens dirigem sem habilitação. Resultado disso, como vimos na semana passada, em Ribeirão Preto, dois menores foram flagrados dirigindo. O primeiro caso foi no final de semana. Uma jovem de 17 anos tirou da garagem o carro da família e bateu em um muro no Jardim Paulista. A passageira ficou ferida e foi levada ao hospital. Na última quarta-feira, a dona-de-casa Maria Helena Gomes Silva, 36, foi presa ao ser flagrada com uma carteira de motorista falsa. Ela estava com o filho de 15 anos que dirigia o carro da família na rodovia Anhangüera, próximo a Jardinópolis.
SERÁ MESMO QUE OS JOVENS ESTÃO MAIS RESPONSÁVEIS??
-------------------------------------------------------------------------------------------------
SERÁ MESMO QUE OS JOVENS ESTÃO MAIS RESPONSÁVEIS??
-------------------------------------------------------------------------------------------------
quinta-feira, 13 de março de 2008
domingo, 9 de março de 2008
Desafio Novo!
| O COMILÃO MISTERIOSO |
O Inspetor Pente Fino, tem quatro sobrinhos que estão passando as férias no sítio da Vovó. Lá no campo, elas adoram passar o dia brincando na lama.
Apesar de serem crianças bem educadas, e Vovó ter dito para não comerem frutas antes do almoço, um deles, não resistiu à tentação e comeu uma.
Após examinar suas pegadas na cozinha, o Inspetor reuniu os quatro pestinhas na sala, e os analisou profundamente.
Então depois de alguns minutos, ele concluiu que já descobrira qual deles era o comilão misterioso.
E Você, seria capaz?Resposta dia 14/03/2008, no blog.
BOA SORTE!
*************************************************************************
sábado, 8 de março de 2008
Resultado do Desafio! Que vergonha! (PARTE II)
A resposta para o desafio não seria uma coisa tão óbvia! Observem o raciocínio e FIQUEM MAIS ESPERTOS! (huahuahauha)
Beijinhos da "fessora"
O Inspetor Arruda, sabe que o motorista semi-analfabeto jamais poderia ter escrito um bilhete tão bem pontuado como aquele, por isso sabe que ele é inocente.
Sabe também que o veterinário, jamais escreveria que um cachorro havia bebido algo misturado como gasolina, pois seria do seu conhecimento que o faro do animal jamais permitiria que o mesmo fizesse algo assim.
Assim, o culpado só pode ser o advogado que desconhecendo este fato, por ignorância e até mesmo para comprometer o próprio veterinário - já que falava em antídoto no bilhete - cometera este deslize que o entregou.
***************************************************************************
Beijinhos da "fessora"
O Inspetor Arruda, sabe que o motorista semi-analfabeto jamais poderia ter escrito um bilhete tão bem pontuado como aquele, por isso sabe que ele é inocente.
Sabe também que o veterinário, jamais escreveria que um cachorro havia bebido algo misturado como gasolina, pois seria do seu conhecimento que o faro do animal jamais permitiria que o mesmo fizesse algo assim.
Assim, o culpado só pode ser o advogado que desconhecendo este fato, por ignorância e até mesmo para comprometer o próprio veterinário - já que falava em antídoto no bilhete - cometera este deslize que o entregou.
***************************************************************************
segunda-feira, 3 de março de 2008
Desafio Novo!
| O RAPTO DA CACHORRA DE MADAME RIKA |
| O Inspetor Arruda, foi chamado à casa de Madame Rika pois sua cachorra de estimação fora raptada. Chegando lá, ela lhe entregou o bilhete que era um pedido de resgate, e dizia: Sua Fifi bebeu, pensando que era água, gasolina misturada com um veneno que, apenas eu, tenho o antídoto. Se não pagar um milhão de dólares, ela já era, e, não avise à polícia. Depois de analisar o bilhete, o Inspetor foi falar com os frequentadores da casa. |
| |
Eram elas, o Veterinário da família, o Advogado e o Motorista, este último não sabia ler direito.
Após conversar com cada um em saparado, o Inspetor concluiu que já sabia quem era o autor do rapto.
De quem o Inspetor suspeita e o que o levou a chegar a esta conclusão?
Resposta no blog, dia 07/03
************************************************************************************
Resultado do Desafio! Que vergonha!

Então... Ninguém acertou! Nem mesmo tendo prorrogado o prazo para postar o resultado. Devo admitir que a Mariana do 7o ano bem que tentou, mas errou na cor das meias!
Que pena!
Vejam o resultado e depois tirem as conclusões:
*************************************************************************************
Assinar:
Postagens (Atom)

