segunda-feira, 24 de março de 2008

NOVO DESAFIO!

Jovens e Adultos: Problemas Lógicos
Nível de Dificuldade: Fácil

Questão 1

Um pedreiro diz: "Se eu tivesse dois tijolos a mais, o dobro deste número seria 100". Quantos tijolos ele tem?
a) 42.
b) 44.
c) 48.
d) 52.
e) 50.

Questão 2
Pedro tem 6 bolas de gude a mais do que Jorge. Os dois juntos tem 54. Quanto tem cada um?
a) 24 e 26.
b) 28 e 26.
c) 32 e 22.
d) 30 e 24.
e) 34 e 20.

Questão 3
Se seis latas de leite custam 70 reais, qual o preço de 9 latas?
a) 100 reais.
b) 105 reais.
c) 90 reais.
d) 87 reais.
e) 115 reais.

Questão 4
Num elevador que suporta 600 quilos, quantas caixas de 48 quilos, pode-se levar por vez?:
a) 10.
b) 11.
c) 13.
d) 15.
e) 12.

Questão 5
Oito amigos se encontram e cada um cumprimenta o outro com um aperto de mão. Quantos apertos de mão se trocaram?
a) 28.
b) 22.
c) 24.
d) 26.
e) 64.

Questão 6
o termometro subiu 6 graus, e isso representa a metade da temperatura de antes. A quantos graus está agora?
a) 22 graus.
b) 24 graus.
c) 18 graus.
d) 12 graus.
e) 16 graus.

Questão 7
Se seis pessoas comem 6 chocolates em 6 minutos, quantas pessoas comerão 80 chocolates em 48 minutos?
a) 12.
b) 10.
c) 14.
d) 20.
e) 8.

Questão 8
Que número abaixo completa a seqüência a seguir? 12 - 6 - 18 - 22 - ??
a) 30.
b) 40.
c) 24.
d) 36.
e) 26.
Bem... cansados do Portugês?
Vamos treinar Matemática!
Respondam as questões em uma folha e entreguem pessoalmente.
BEIJOCAS e BOM TRABALHO

ALELUIA!

Querido alunos, que alegria vê-los participando das atividades do meu blog.
Ele é feito por vocês e para vocês e só tem sentido se for aproveitado e visitado.
Muuuuuuuito obrigada pelo carinho. Meu coração é de cada um!
Mas, vamos ao que interessa:
As duas alunas, lindonas e inteligentes, que acertaram o desafio da semana foram a
* Letícia - 8o ano
* Giovana - 9o ano
Quero fazer um comentário, para não ser injusta com a aluna Karla, do 8o ano. Ela é super participativa e deixou sua resposta no blog, mas estava errada. Depois, talvez pensando melhor ou lendo os comentários no blog, corrigiu sua resposta e acertou.
No entanto, levei em conta a primeira resposta de "todos" os alunos e por isso seu nome não está "coloridinho".
Parabéns, queridas ALUNAS... a mulheres são mesmo mais inteligentes!

vejam o resultado do desafio:

Na cena que é mostrada, o Personagem de chapéu caminha tranquilamente sobre a grama.

Ao observar a placa onde se lê: "Pode Pisar na Grama", vê-se que ele não está desrespeitando lei alguma. Como isto não é um aviso comum, significa que ele deve ter lido a placa para agir assim.

O personagem que está com a mão na boca, caminha em direção à grama e está sorrindo. Como ele não desviou seu caminho e está indo para a grama, deve estar rindo por achar aquilo estranho e também deve ter lido a placa.

Já o terceiro Personagem, o que está acenando com o dedo, não está pisando na grama e deve achar que o homem que está sobre a grama está errado e tenta alertá-lo.

Isso quer dizer que ele não leu a placa e acena porque sabe que o normal em um aviso como este seria, "Não pise na Grama." Assim ele acena por não saber o que na verdade está escrito, e só pode ser porque não sabe ler.


--------------------------------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 17 de março de 2008

DESAFIO

Fiquem atentos, além de apontar a pessoa, você deverá dizer como chegou a essa conclusão!

Por favor, assinem os comentários deixados no blog. Como o texto aparece digitado, não consigo adivinhar pela letra (como faço nas provas! rsrs)
Combinado?!

Boa Sorte!

Um Passeio no Parque

figura

Um destes três personagens não sabe ler.

Analisando com calma e muita atenção, você seria capaz de dizer qual deles é o Analfabeto?

Tão importante quanto identificar qual deles não sabe ler é dizer a razão pela qual você chegou a essa conclusão.


-----------------------------------------------------------------------------------------------

Resultado do Desafio!

Muito bem! fiquei feliz com a quantidade de alunos que tentaram resolver o desafio da semana passada. Aos que tentaram e chegaram bem pertinho, vai aqui um beijinho com votos de que continuem tentando e exercitando a "cuca".
Agora, para a aluna Karla - 8o ano vai o meu BEIJÃO. Afinal, acertou em cheio o irresponsável que comeu a fruta sem autorização.

Parabéns Karlinha
... quero que acerto o próximo também!

RESPOSTA:
SOLUÇÃO DO ENIGMA


O Inspetor sabe que o culpado é o garoto na ponta, o de camisa azul, que está olhando para cima fingindo não saber de nada.

Observe que todos estavam brincando na lama e estão com os pés imundos. Pelas pegadas, todos devem ter entrado na cozinha.

Apesar disso, vê�-se que o tapete diante do balcão das frutas, está limpo, logo quem subiu nele, foi alguém que não estava com os sapatos sujos de lama, ou seja, o garoto de camisa azul.



Resultado da enquete - Os jovens estão mais responsáveis?!

Fui surpreendida no fechamento da enquete, que ainda pode ser vista no blog, cujo resultado contradiz tudo que assistimos e lemos a respeito do comportamento dos jovens. Puxando na memórias alguma notícias "recentes" cheguei ao índio Galdino que, no dia 20 de abril de 1997, foi morto em Brasília-DF, vítima de cinco jovens irresponsáveis, de classe média alta, que, num acesso de loucura, à guisa de uma brincadeira macabra, atearam fogo em seu corpo. O resultado não tardou a vir: Galdino morreu vítima de queimaduras em 95% do corpo, encharcado por um litro de álcool. Ainda sem muito esforço, lembro-me de uma pesquisa feita pelo IBOPE, em abril de 2007 que constatou que 40% do jovens dirigem sem habilitação. Resultado disso, como vimos na semana passada, em Ribeirão Preto, dois menores foram flagrados dirigindo. O primeiro caso foi no final de semana. Uma jovem de 17 anos tirou da garagem o carro da família e bateu em um muro no Jardim Paulista. A passageira ficou ferida e foi levada ao hospital. Na última quarta-feira, a dona-de-casa Maria Helena Gomes Silva, 36, foi presa ao ser flagrada com uma carteira de motorista falsa. Ela estava com o filho de 15 anos que dirigia o carro da família na rodovia Anhangüera, próximo a Jardinópolis.

SERÁ MESMO QUE OS JOVENS ESTÃO MAIS RESPONSÁVEIS??

-------------------------------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 13 de março de 2008

domingo, 9 de março de 2008

Desafio Novo!

O COMILÃO MISTERIOSO figura

figura
O Inspetor Pente Fino, tem quatro sobrinhos que estão passando as férias no sítio da Vovó. Lá no campo, elas adoram passar o dia brincando na lama.

Apesar de serem crianças bem educadas, e Vovó ter dito para não comerem frutas antes do almoço, um deles, não resistiu à tentação e comeu uma.



figura
Após examinar suas pegadas na cozinha, o Inspetor reuniu os quatro pestinhas na sala, e os analisou profundamente.

Então depois de alguns minutos, ele concluiu que já descobrira qual deles era o comilão misterioso.

E Você, seria capaz?

Resposta dia 14/03/2008, no blog.
BOA SORTE!



*************************************************************************




sábado, 8 de março de 2008

Resultado do Desafio! Que vergonha! (PARTE II)

A resposta para o desafio não seria uma coisa tão óbvia! Observem o raciocínio e FIQUEM MAIS ESPERTOS! (huahuahauha)
Beijinhos da "fessora"


O Inspetor Arruda, sabe que o motorista semi-analfabeto jamais poderia ter escrito um bilhete tão bem pontuado como aquele, por isso sabe que ele é inocente.

Sabe também que o veterinário, jamais escreveria que um cachorro havia bebido algo misturado como gasolina, pois seria do seu conhecimento que o faro do animal jamais permitiria que o mesmo fizesse algo assim.

Assim, o culpado só pode ser o advogado que desconhecendo este fato, por ignorância e até mesmo para comprometer o próprio veterinário - já que falava em antídoto no bilhete - cometera este deslize que o entregou.

***************************************************************************

segunda-feira, 3 de março de 2008

Desafio Novo!

O RAPTO DA CACHORRA DE MADAME RIKA

figura

O Inspetor Arruda, foi chamado à casa de Madame Rika pois sua cachorra de estimação fora raptada. Chegando lá, ela lhe entregou o bilhete que era um pedido de resgate, e dizia:

Sua Fifi bebeu, pensando que era água, gasolina misturada com um veneno que, apenas eu, tenho o antídoto. Se não pagar um milhão de dólares, ela já era, e, não avise à polícia.

Depois de analisar o bilhete, o Inspetor foi falar com os frequentadores da casa.

figura

Chamou as pessoas que frequentavam todos os dias a casa e que tinham contato direto com a cachorra.

Eram elas, o Veterinário da família, o Advogado e o Motorista, este último não sabia ler direito.

Após conversar com cada um em saparado, o Inspetor concluiu que já sabia quem era o autor do rapto.

De quem o Inspetor suspeita e o que o levou a chegar a esta conclusão?

Resposta no blog, dia 07/03


************************************************************************************

Resultado do Desafio! Que vergonha!


Então... Ninguém acertou! Nem mesmo tendo prorrogado o prazo para postar o resultado. Devo admitir que a Mariana do 7o ano bem que tentou, mas errou na cor das meias!
Que pena!
Vejam o resultado e depois tirem as conclusões:












*************************************************************************************